Sobre a Coleção LÓTUS
JEF FALL WINTER 22’23 – LÓTUS
LÓTUS, a mais recente coleção apresentada pela JEF, reflete a essência única de Macau, transportando-nos numa viagem fascinante através do mundo desconhecido onde o Oriente e o Ocidente se encontram, numa epopeia inaugurada pelos navegadores portugueses.
Uma indecifrável aura de encanto e mistério paira sobre Macau. Neste epicentro multicultural, uma alma antiga e exótica funde-se com o espírito cosmopolita e livre da urbe contemporânea, numa combinação sedutora e inesperada. Cidade plena de espiritualidade e vibrante de vida e economia. Ponto de encontro e influência mútua, onde a multiculturalidade e a tolerância religiosa acolhem a todos com igual hospitalidade. Porta aberta para a descoberta do continente asiático.
Abraçar Macau como fonte de inspiração revela a irreverência e a riqueza da coleção LÓTUS. Uma proposta feita de audácia, impregnada de memória, símbolos imagéticos e significados a desvendar.
Escolher vestir LÓTUS é aceitar o desígnio de transportar ícones de um legado partilhado entre culturas distantes e antagónicas, caminhos de um itinerário de descoberta que atravessa tempos, mares e fronteiras.
Abrigado nas margens do delta do rio das Pérolas, Macau afirma-se como entreposto comercial vital entre a China, a Europa e o Japão entre finais do século XVI e inícios do século XVII. Deste encontro multissecular, subsiste uma rica herança patrimonial e arquitetónica que constitui a principal base inspiracional da coleção LÓTUS.
Os ícones presentes no estampado interior das peças incluem monumentos classificados, desde julho de 2005, como Património Mundial da Humanidade pela Unesco, em virtude de constituírem um testemunho vivo de um dos primeiros e mais perenes encontros entre a China e o Ocidente. Da presença portuguesa em Macau, subsistem duas tipologias construtivas principais: as construções militares, entre as quais se contabilizam 7 fortalezas e 5 fortes, e os espaços religiosos, com mais de uma dezena de igrejas. Este conjunto arquitetónico histórico, que resulta de mais de 450 anos de intercâmbio cultural, designa-se, desde então, Centro Histórico de Macau, atraindo visitantes de todo o mundo, fascinados pela cultura de Macau, a mesma cultura que a coleção LÓTUS tão bem representa. Neste conjunto monumental, que pontua o all-over desta proposta da JEF, encontram-se as célebres ruínas de S. Paulo, também conhecida como Igreja da Madre de Deus, a igreja S. Lourenço, a Santa Casa da Misericórdia, o Instituto para os Assuntos Cívicos e Morais, a Casa Garden, o Teatro D. Pedro V, a Biblioteca Sir Robert Ho Tung, a Casa do Mandarim, o Templo de A-Má e o Templo de Kuan Tai. O símbolo da flor-de-lótus, insígnia distintiva da bandeira de Macau, possui uma forte presença, intencional pelo seu profundo simbolismo. A flor-de-lótus incorpora as metáforas de nascimento divino, crescimento espiritual e pureza do coração e da mente.
Não poderíamos prestar melhor homenagem à cultura e à história de Macau do que usar o poder da moda global para levar mais longe, através da universalidade da coleção LÓTUS, estes símbolos centrais da sua identidade, que merecem ser conhecidos.
O templo de A-Má, considerado o mais antigo de Macau, possui um espólio de grande valor histórico. O Colégio de S. Paulo, fundado por jesuítas em meados do século XV, em simultâneo com a Igreja da Madre de Deus, notabilizou-se como a primeira instituição universitária da Ásia. A Santa Casa de Misericórdia de Macau, fundada pelo primeiro bispo de Macau em 1569, foi criada com fins de caridade, estando na origem do primeiro hospital em estilo ocidental na China. O Teatro Dom Pedro V, construído em 1860 em homenagem ao rei Dom Pedro V, é o primeiro teatro de estilo ocidental na China. A Casa Garden, uma das mais belas casas coloniais de Macau, foi erigida em 1770 como residência de verão da aristocracia portuguesa, hospedando, mais tarde, a elite política e burguesa. Hoje, acolhe a Fundação Oriente.
A vibração, os elementos, as cores, o movimento e os sons das ruas de Macau atravessam a coleção LÓTUS, onde os pormenores, como a sinalética, transportam-nos para um universo urbano inconfundível.
A coleção LÓTUS revela-se ousada e inovadora na sua dimensão técnica, destacando-se a exploração de múltiplos tipos de bordados. Cada peça possui o valor acrescentado do detalhe, da delicadeza e da mestria desta técnica.
A paleta cromática faz-nos imergir numa atmosfera densa, onde a urbanidade e o exotismo se fundem. Verde escuro, cinzento e vermelho são as cores que pintam as paisagens de Macau, nas ruas, nos edifícios e nos templos. Verde caqui, bordeaux, castanho, azul, azul acinzentado e azul-marinho completam as nuances destes quadros impressionistas.