Sobre MOUNTAINS ( FW25 )

Mountains – Serra da Estrela

Fall/Winter 25’26

 

Mountains Collection reúne lendas, histórias e mitologia. Desvenda caminhos outrora percorridos, mas jamais revelados. E baila numa dança atrevida entre o misticismo do firmamento e a racionalidade da terra firme.

Pisa os trilhos ancestrais de Viriato. Mergulha num céu que é o espelho da terra. 

Lá no alto, na torre, onde o homem edificou sete metros de altura em betão para juntar aos 1993 naturais que a serra lhe concedeu, herdando assim dois mil no total; de lá, vislumbra o mundo e a infinitude do universo. Ali respira e bebe, colhendo a inspiração que fundiu nas peças que aqui apresenta. 

Convoca Hermes e Mercúrio, deuses greco-romanos glorificados nos dólmens, para com o seu perfume impregnarem a coleção de espírito e mistério.

Revela texturas e materiais de suave toque misturando-os de forma sábia com as rústicas sensações da natureza virgem.

A pura alquimia dos tecidos a metamorfosear os pastos abundantes das encostas da serra. Os terrenos povoados pela grandeza da pastorícia oferecem todas as cores fundamentais à coleção. Dry green, bege e leather brown chegam da paisagem. Stone grey representa as pedras e os monumentos megalíticos, brown e portabello homenageiam o gado, os canídeos e o labor manual. O burel e as suas técnicas revelam-se num mantra de sabedoria: carmear, cardar, dobar, urdir e tecer. 

Aos céus que beijam a neve foi buscar o milky blue e o creamy white, integrando o fig, a cor tendência da estação, e o navy blue como intemporal JEF.

Mensagens codificadas, segredos com desejo de serem revelados. Jogos de mistério. Influências vertidas na alma da coleção. O pelo do cão serra da estrela e a camuflagem da lagartixa-da-montanha.

As formas, os feitios e a postura.  

A alvorada nasce no dorso da noite que clareia. E pela madrugada desperta a ideia de coragem e abundância. O sol nascente na elegância desenhada em finos traços circulares e sinuosos. Honras às lagoas, aos miradouros e aos caminhos tortuosos daqueles que enfrentam a serra e os seus desafios.

Mountains Collection lembra o futuro com a consciência de tudo aquilo que traz do passado, é uma abordagem transversal e intemporal. Viaja entre o antigo e o moderno. O clássico e o arrojado. A lã e a neve. A pista de ski que se escreve na paisagem com toques de contemporaneidade.    

Em cada peça Mountains Collection FW25’26 está costurada uma mensagem de ruralidade, natureza serrana, campestre e simultaneamente de modernidade, atualidade e elegância.

A distinção que marca a diferença. A capacidade de captar e colher o âmago de uma região sem melindrar a essência. Pura, fiel e fascinante.

É assim a Serra da Estrela e assim é a estrela que inspira o nome da serra. Aldebaran o astro mais cintilante da constelação de touro. JEF – Mountains Collection – Serra da Estrela a coleção mais brilhante do outono/inverno 25’26.

 

Tristão de Andrade