Sobre a Coleção ATLÂNTICO

ATLÂNTICO - Spring/Summer’22

 

São Tomé e Príncipe, um pequeno arquipélago localizado na costa ocidental de África Central, desenha-se em tons ocres e matizes intensas de verde, emergindo oniricamente do profundo azul atlântico. Este arquipélago vivo, diverso e humano inspira a coleção Primavera / Verão 22 apresentada pela JEF, simbolizando as ligações subtis entre os povos da lusofonia, que como ilhas culturais ganham um significado maior na sua união.

Uma cadeia de pequenas ilhas vulcânicas estende-se próxima à linha do equador: primeiro, a ilha de Bioko, situada a 50 quilómetros do limite continental, depois a ilha do Príncipe, seguida de São Tomé, e finalmente, mais longínqua, Ano Bom. Um dos últimos destinos onde se pode observar a natureza quase intocada. Seja pelas suas vastas florestas que culminam em praias idílicas, seja pela autenticidade das suas gentes.

O arquipélago de São Tomé e Príncipe alberga um importante reservatório de vida marinha, cuja beleza e mistérios serviu de inspiração para o estampado interno que distingue os modelos JEF. Nestas composições artísticas transparece a leveza insondável do mundo submarino, um universo aquático onde surgem representados alguns dos seres míticos que povoam os corais destas ilhas: o cavalo marinho, a tartaruga, a raia, a estrela-do-mar, o peixe Rei-Africano.

As paisagens insulares de áfrica equatorial, na sua horizontalidade serena e exata, influenciaram o equilíbrio geométrico dos padrões de implantação localizada, onde os elementos água e ar revelam a sua força e omnipresença.

As águas de São Tomé e Príncipe apresentam condições únicas para a prática de mergulho e snorkelling, experiências fascinantes de observação da vida marinha que inspiraram estampados localizados e pormenores de construção de algumas das peças.

A diversidade geográfica destas ilhas vulcânicas, as suas múltiplas expressões paisagísticas, desde as florestas luxuriantes, às praias douradas e lagoas azuis, a sua riqueza de monumentos geológicos, como o Boné de Jóquei ou o Pico do Cão Grande, constituíram a matriz estética basilar desta coleção.

A paleta cromática que esboça este quadro natural e humano expressa a simbiose das influências marítimas e telúricas. O azul mais cristalino e as infinitas cambiantes cerúleas e turquesas das águas do mar, conjugam-se em harmonia com o verde vivo da vegetação das ilhas. As matizes térreas manifestam-se nos tons bege dos extensos areais, no amarelo pastel, no vermelho alaranjado e no castanho claro, presentes no fruto cacau.

Uma coleção feita de autenticidade e beleza primordial, concebida à medida dos que sabem valorizar a essência e raridade de uma terra e de um povo puro, cuja expressão maior é o sorriso límpido das crianças.

                    

 

JEF cada vez mais perto da tua essência.